domingo, 23 de dezembro de 2007

Pequeno príncipe

Um livro que me fascinou desde a primeira vez que li foi O Pequeno Príncipe.
A simplicidade, a ingenuidade do príncipe e suas conversas com cada personagem emocionam e cada vez que lemos nos desperta diferentes sentimentos.
Um dos trechos mais bonitos é a conversa com a raposa, me marcou bastante. Mas o trecho que mais marcou para mim está no final, na despedida do príncepe. Isso porque postei esse trecho no meu fotolog dias antes de perder uma amiga. Desde então, esse livro que pra mim sempre falou de amizade, tomou um signficado real na minha vida.
Dedico este post em homenagem à minha amiga Rafa, pois o aniversário dela seria no dia 28/12.
Abaixo transcrevo o trecho.

- À noite, tu olharás as estrelas. Aquela onde moro é muito pequena, para que eu possa te mostrar. É melhor assim. Minha estrela será para ti qualquer uma das estrelas. Assim, gostarás de olhar todas elas... SErão, todas, tuas amigas. E, também, eu te darei um presente...
Ele riu outra vez.
- Ah! Meu caro, meu querido amigo, como eu gosto de ouvir esse riso!
- Pois é ele o meu presente... será como a água...
- Que queres dizer?
- As pessoas vêem as estrelas de maneira diferente. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve...
- Que queres dizer?
- Quando olhares o céu de noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Desta forma tu, somente tu, terás estrelas que sabem rir!
E ele riu mais uma vez.
- E quando estiveres consolado ( a gente sempre se consola), tu ficarás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E às vezes abrirás tua janela apenas pelo simples prazer... E teus amigos ficarão espantados de ver-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: "Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!" E eles te julgarão louco. Será como uma peça que te prego...
E riu de novo.
- Será como se eu te houvesse dado, em vez de estrelas, montes de pequenos guizos que sabem rir...
E riu de novo. (...)

11 comentários:

Ana Carolina disse...

Não tinha como não comentar.
O pequeno príncipe, sem dúvida, entre todos os gêneros e coleções, é meu livro preferido. E por mais que gostamos de vários trechos, sempre há um reservado pra cada um de nós.
Assim como o seu trecho especial é o final, o meu é quando o príncipe viaja pro país do bebado [para os que verem esse comentário, eu não sou alcolatra], mas isso é uma explicação para o meu futuro blog [sim, acho que criei coragem de epnsar em fazer um!]
Cansei [e com certeza você também, né XD]
=***

Bernardo Lima disse...

Po, não é a primeira pessoa e nem será a ultima que vejo postar sobre tal livro..
to começando a achar que realmente devo ler...rsrs
vlw!

[Já viu a nova cara do Reflexões? Pois deveria ver...rsrs]

Jefferson disse...

Oi CAROL!
é vdd... para cada um existe um trecho especial, mas o livro inteiro é uma lição de vida!
q bom ver vc por auqi.... hehehe
Espero que crie seu blog em breve, e não se esqueça de me avisar ein?
Obrigado pelo comentário.

bjãao

Tati disse...

A sua dedicatória é linda... de uma sensibilidade imensa, na medida, como tem de ser. Não te conheço, não conheci a sua amiga que partiu, mas só pelo trecho que transcreveu do Pequeno Príncipe, dá pra saber que trata-se de uma relação que fica pra vida toda. Lindo!

LuC@S disse...

Não sei como vc perdeu essa amiga (por ela falecer ou por acabar a amizade), mas sei que vc encontrará novos amigos.

E com certeza vou ler este livro, pois com um final assim, falando de algo que aprecio muito que são as estrelas!

Adoro tocar violão vendo as estrelas, isso me faz pensar muito na vida.

A e eu aceito a proposta de parceria, blz?

Vou adicionar o link do seu blog no meu.

Excelente blog viu...

Um abraço...

Ana Carol disse...

Jeff!

voce vai ter que me ensinar muita coisa por aqui!
uheuehueheuheuhe

=**

Carlos S. disse...

Coloca cara por favor

http://www.templatesdoblogger.blogspot.com/

Até de noite eu coloco o seu cara

Abraços

Raul disse...

pequeno principe é o nome de um hospital

plyniolp disse...

ainda nao li o livro, e nunk tive vontade mais depois de sse trecho me deu vontade.
fikei com os olhos marejados, buabuaua.
muito bom mesmu e sinto muito pela sua perda...

Eu* disse...

O Pequeno Príncipe é o livro mais comentado que eu conheço. De uma iluminação fora do comum....
Este diálogo é o que eu mais gosto no livro também...
Fiz até uma música baseada neste trecho, chama A Flor que mora na Estrela.

Muito bom seu blog!
Obrigada pela visita ao meu e já linkei seu blog no meu blog de endereços favoritos.
bjs!!!

www.vivervalelapena.blogspot.com

Lanussa Ferreira disse...

É um livro lindo. O meu já tá bem velhinho de tanto eu ler e emprestar pros meus amigos. Porque eu acho que as pessoas têm que ler pra saber mais sobre amizade. A raposa conversando com o príncipizinho é um pedaço que toca o coração da gente.

BlogBlogs.Com.Br