sábado, 22 de dezembro de 2007

Vestibular consciente

Acabei postando bem mais vezes do que era pra ter postado, e tudo no mesmo dia! Já estou me achando chato até... hehe
Prometo que este é o último post de hoje e talvez do ano!

Agora deixando de lado os fatos, fotos e tal, vim escrever um pouco...

Como alguns ou nenhuns leram, há alguns dias eu falei que talvez trancasse a faculdade ano que vem.
Pensei muito e decidi por trancar.
Pra quem não sabe eu acabei de concluir o segundo semestre de Rádio e TV na Anhembi Morumbi.

Quis trancar porque não vejo um mercado muito bom nessa área.
Claro que toda profissão é difícil e precisa de dedicação, mas em algumas essa dedicação não compensa o retorno, em outras compensa.

Não existe esse papo de bom mesmo é a gente fazer o que gosta. É claro que a gente tem que fazer o que gosta, mas tem que pensar no dinheiro também! Por que ninguém vive de felicidade... Ou seja, felicidade é bom, mas não sustenta.

Muita gente se forma, paga anos de faculdade e, seja por não encontrar vaga no mercado ou por ver que o mercado é ruim mesmo, acaba trabalhando em outra área que não tem nada a ver com o que a pessoa se preparou para fazer.

As pessoas tem que pensar no que gostam de fazer e procurar alguma profissão em que aquilo se encaixe. Uma pessoa que gosta de artes plásticas, por exemplo, pode se dar muito bem fazendo proteses dentárias, que é uma arte também (exemplo de gente que conheço).

Não devemos pensar pequeno, temos que enxergar longe. No futuro, o que essa profissão pode me oferecer? Conforto, vida saudável ou fins de semana trabalhando e nada de vida?
Temos que pesar tudo.

O mais engraçado (e que me deixou surpreso) foi que, dias depois da minha decisão de trancar a faculdade, saiu uma reportagem no Jornal Nacional falando justamente da negligência ao escolher uma profissão.

As pessoas tem que parar pra pensar sobre o que é dito em orientações vocacionais, palestras e etc. O trabalho tem que nos dar prazer, nos realizar, mas precisamos de um retorno além do prazer e felicidade, pois sem dinheiro ninguém vive.

10 comentários:

Julio disse...

faço publicidade e propaganda, e muitos me falaram pra não fazer e talz...mas vi que o mercado esta ate legal (pelo menos aqui no ceara...)
Realmente, temos que pensar muito antes de cursar algo...

Zanfa disse...

Tem que jogar na balança o que tu gosta de fazer e o quanto tu vai ganhar fazendo isso.

E ver se compensa. =p

Anônimo disse...

:P
Então td q eu posso dizer eh boa sort pra vc na sua proxima faculdad

Brasília disse...

esse tipo de scolha e phoda.
tbem me arrependi da escolha que fiz pára o vestibular, confesso que nao pensei myuito em mercado nao e sim no que eu gosaria de fazer.
me inscrivi para ingles, mas gostaria de fazer psicologia, e phoda...


otimo blog veio, parabens.


falw

Anônimo disse...

Bem, como eu jah havia dito, boa sort na sua proxima facul (se vc fo faze)e agora acrescento um feliz natal e otimo ano novo

Carlos Vin disse...

a grande questão é o equlibrio. o fato é não se vive só de felicidade, mas tb não dá pra se viver a vida inteira pensando " q horas vai acabar essa merda"

Lizandra disse...

yeah!!!

Anônimo disse...

Boa sorte para o que for fazer!!!

Anônimo disse...

Fácil só vc adicionar o link dos meus blogs nos seus blog que eu adiciono o link dos seus nos meus.

Quanto mais parceiros você tiver mais importancia seu blog terá para o google.

Abraços

aguardo resposta, se quiser adicione os links e me avisa para adicionar os seus.

Lanussa Ferreira disse...

Esse negócio de escolher a profissão que vai seguir é realmente complicado. Eu estou no quinto ano de Comunicação Social e o meu diploma já tem um lugar garantido no fundo do meu armário porque eu não tenho a menor vontade de ser jornalista. E se me perguntar o que eu quero ser quando crescer, eu vou responder: "Eu não sei..."

BlogBlogs.Com.Br